1278 positivos ♥ e os outros?
Se por um lado a grande parte são assintomáticos ou com sintomas considerados ligeiros, por outro fico sempre a pensar nas pessoas que tiveram de ser internadas e/ou nos cuidados intensivos. ♥
É de lamentar que ainda haja quem facilite. As escolas reabriram, os ginásios, os comércios, já houve público nas bancadas nos jogos de futebol. A vida tem de continuar. Claro que tem. Quem, como eu, andou cá fora este tempo todo - sem layoff, nem tele trabalho - sabe a diferença entre os meses dos diferentes estados em que esta maldita Pandemia nos colocou. Abril, a meu ver, foi o pior mês. As ruas sem pessoas, os comércios fechados, a vida foi suspensa. O meu Abril, o meu mês.
Apesar de acreditar que já estivemos mais longe do terminar deste pesadelo, ontem numa das reportagens acerca do debate parlamentar, foi discutido que o SNS parou, os centros de saúde estão a meio gás (ou menos), e que as pessoas devem retomar as consultas externas.
Ora, pergunto eu, se há possibilidade de haver os Hospitais de campanha, se houve possibilidade de os criar/equipar caso fosse preciso transferir doentes Covid-19 caso o SNS não conseguisse dar resposta, porque não transferir as consultas, análises clinicas, exames complementares (...) dos hospitais, etc, para esses espaços?
Há tantos pavilhões multiusos parados (sem eventos, nem desportos), que seriam facilmente convocados os doentes das consultas externas dos hospitais/Centros de saúde. Informaticamente não deve ser um problema. Andam a pensar demasiado na Covid (não descurando a perigosidade da doença para os doentes de risco) do que nas outras doenças, que ficam suspensas e adiadas.
Claro que não se quer sobrecarregar o SNS mas julgo que é urgente criar uma solução para este problema. É para evitar que haja muitas pessoas nos hospitais? Correto. Entendo. Então pensem lá numa alternativa, antes de chegarmos ao pico das gripes dos meses de inverno.
A minha consulta de medicina interna seria este mês. Outubro. Foi desmarcada. Soube que foi adiada para Março 2021. Como soube? Porque tive de ir às urgências em Julho e perguntei se já teria nova data, já que na carta nada dizia.
Mais de 110.00 rastreios do Cancro de mama ficaram por realizar em 2020. Desses 110.000, quantos não seriam essenciais para determinar os malignos?
Pois.