Elogiar uma unidade de saúde em tempo de Pandemia ♥
Para reclamar há sempre gente pronta.
Desta vez, cabe-me elogiar um serviço hospitalar.
Ontem levei a minha Mãe a um hospital próximo, que tem as chamadas consultas abertas, em regime convencionado com SNS, nos dias úteis das 20h-24h, e nos feriados e fins-de-semana das 8h- 24h.
Liguei para a unidade para saber como estavam a ser processadas estas consultas em tempo de Pandemia e fui informada que se mantinham e que até estava a sala vazia (tempo de espera). E lá fomos. À entrada do recinto estavam as indicações de obrigação do uso de máscara, a triagem era numa tenda montada perto da porta principal e após a triagem (com medição de temperatura, desinfeção das mãos e inquérito sobre o motivo da ida/sintomas) só entrava o doente (a não ser que houvesse necessidade de acompanhante). Esperei cá fora, de máscara, e a minha Mãe entrou. A atenção para com o doente começou logo na triagem, com um cuidado e atenção por parte da enfermeira, que tenho de louvar. O motivo da nossa ida foi porque a minha Mãe esteve a semana toda com uma crise de artrose num dos dedos da mão, patologia que já é costume nela mas desta vez atacou-lhe em força, e ela não aguentava mais com dores e inchaço. E olhem que a minha Mãe já superou a remoção de um rim e um cancro de mama, e portanto, suportar dores é com ela... mas isto precisava mesmo de medicação urgente.
Chegámos à unidade eram 10.30h e eram 12.10h já estavamos em casa. Na unidade, fez raio-X à mão, pagou apenas 3.5€ pelo raio-X, já que está isenta das taxas moderadoras.
Foi tão bem atendida, a enfermeira da triagem ia-me dizendo o porquê dela estar a demorar (coisa que nem sequer pedi, mas que é extremamente simpático ir dando informações a quem está cá fora sem saber o que se está a passar lá dentro...).
E digo-vos, eu devia ter pedido o livro dos elogios. Já por diversas vezes recorri a esta unidade, tanto nas minhas infeções urinárias noturnas, como nas amigdalites do meu filho, e só tenho notas positivas. Desta vez, superou as expectativas, pelo atendimento, pelo cuidado e pela postura de quem está a tratar do doente e de quem o acompanha. Caramba, tão bom poder ter isto perto de casa, sem ter necessidade de recorrer ao serviço de urgência, onde apenas deve-se recorrer, lá está, em caso de urgência.
Na vossa zona, também há destas unidades?